Transformadores para a frequência de 50Hz

Apresentação:

O padrão de frequência de 50Hz, é muito utilizado em larga escala na Europa, África, Oceania e partes da América Central e da América do Sul. Um transformador projetado para 220V/60Hz no Brasil, ao ser usado em 220V/50Hz, mesmo a tensão primária sendo exatamente a mesma, esta queda de 16,66% na frequência, produzirá uma redução na sua reatância indutiva do enrolamento primário, fazendo com que tenha um maior consumo de corrente, mesmo sem ter nenhuma carga consumindo no enrolamento secundário. A médio e longo prazo de utilização, isso poderá ser extremamente danoso, reduzindo a vida útil do transformador e danificá-lo de forma irreversível.

Daí ser muito importante nestas localidades, ter um transformador projetado exclusivamente na frequência de 50Hz, para que possa trabalhar numa margem de operação totalmente segura e sem risco de sobrecarga, devido a menor reatância indutiva e por consequência, menor impedância de entrada.

Tanto o autotransformador, como o transformador isolador, apenas transformam a tensão e não a frequência da rede. No entanto, é possível dimensioná-los para que possam operar adequadamente tanto em 50Hz, como também em 60Hz (transformador bifrequencial), permitindo assim, a utilização plena em qualquer localidade do mundo atendida por estas frequências, facilitando assim a portabilidade, tanto do transformador, como também do equipamento em que o mesmo for conectado ou instalado.

A EVEC Engenharia e Comércio, realiza a venda destes transformadores e autotransformadores elétricos a seco, para a frequência de 50Hz, com especificações sob encomenda de:

  • Até 1.000V de tensão máxima do tipo a seco.
  • Núcleo de chapa ferro-silício (FeSi) laminado do tipo GNO (grão não orientado) ou do tipo GO (grão orientado).
  • Enrolamento de cobre: Classe H – 180°C.
Potência Máxima: 5kVA para transformadores isoladores e 10kVA para autotransformadores.
Diferenças técnicas entre transformadores e autotransformadores:
Transformadores
Isoladores:
Indicados para aplicações de segurança, em equipamentos eletrônicos mais sensíveis onde se exige isolação total da rede de saída de 220V em relação a rede elétrica de entrada que alimenta o transformador.
Autotransformadores:
Menor volume, peso e custo. Indicado para a maioria das aplicações como: lâmpadas, motores e eletrodomésticos simples que não necessitam de rede elétrica isolada.